Dicas e Instruções de Montagem e Instalação de Selos Mecânicos
★ Dicas e Instruções de Montagem e Instalação de Selos Mecânicos
Os Selos Mecânicos ULTRASEAL, são elementos de vedação de alta performance, usinados e controlados com grande precisão, cujo manuseio exige cuidados e conhecimentos especializados.
Leia atentamente estas instruções, em caso de dúvida, Consulte-nos.
Os Selos Mecânicos ULTRASEAL, são elementos de vedação de alta performance, usinados e controlados com grande precisão, cujo manuseio exige cuidados e conhecimentos especializados.
Devem ser observadas todas as recomendações sobre segurança, prevenção de acidentes e precauções no manejo adequado de substâncias perigosas.
A execução de trabalhos nos Selos Mecânicos somente deve ser feita com o equipamento parado, despressurizado e na temperatura ambiente.
Não devem ser realizadas reformas ou modificações nos Selos Mecânicos, que poderão vir a danificar a selagem mecânica e acarretar a perda da garantia.
Use unicamente peças de reposição originais ULTRASEAL.
Generalidades :
A limpeza é fator primordial em todas as etapas de montagem de um Selo Mecânico, seja ele Simples, Duplo, Selo Mecânico Interno (imerso em contato com o produto, líquido bombeado), Selo Mecânico Externo (em contato com a atmosfera), Selo Mecânico não Balanceado (suportam até 15 kgf/cm2) e Selo Mecânico Balanceado (suportam altas pressões, acima de 20 kgf/cm2).
O eixo e o alojamento da Sede Estacionária ou Parte/Sede Fixa, bem como os locais por onde passam Anéis "O" (O Rings), Foles de Borracha e Vedações de Teflon devem estar limpos, livre de rebarbas e cantos vivos.
As Faces de Contato Lapidadas, Anel Estacionário Lapidado e Anel Rotativo Lapidado devem ser protegidas contra danos em todas as fases/etapas da Montagem do Selo Mecânico.
Um Selo Mecânico não deve girar a seco, exceto alguns tipos de Selos Mecânicos que apresentam projeto e Faces de Contato para tal aplicação.
Importante: O Selo mecânico deve estar imerso no produto, nunca trabalhar a seco.
Para facilitar a montagem, umedecer com água, álcool ou graxa de silicone em todas as superfícies por onde deslizarão os Anéis "O" (anéis O ring).
A montagem deve ocorrer em ambiente limpo, observando-se o máximo cuidado.
Evite colocar as Faces de Contato Lapidadas e Espelhadas do Selo Mecânico viradas para baixo, em contato com a bancada, bem como evitar quedas e riscos nas Faces.
Verifique se os cantos e arestas que venham a ter contato com os elementos de vedação (Anéis "O", Fole / Sanfona de Borracha, Cunha e Vedação de Teflon), estejam chanfrados ou arredondados (Exemplo: 2 mm x 30 Graus) ou Conforme Norma DIN 24960 e EN 12756.
A caixa de selagem deve ser limpa, verificando-se eventual existência de irregularidades.Controle as dimensões para montagem, bem como a concentricidade e o perpendicularismo entre o eixo rotativo e a caixa de selagem.
Nunca coloque lubrificante nas Faces de Contato / Vedação Primária, que deverão estar secas, sem pó e totalmente limpas na ocasião da montagem do Selo Mecânico.
A superfície do eixo deve apresentar, na região da vedação dinâmica (Conjunto Rotativo) uma rugosidade de 5 microns, já na região da vedação estática deve apresentar uma rugosidade de 10 microns, ou melhor se possível.
Durante a montagem não aplicar força em demasia em Faces de Carvão, Cerâmica, Silício ou Grafite, o que poderá causar deformações permanentes e até mesmo quebras desnecessárias.
A sequência de montagem e desmontagem do Selo Mecânico depende da forma construtiva do equipamento.
Vedações dinâmicas e estáticas de Teflon (PTFE) devem ser montados lentamente, com força moderada, evitando-se eventuais deformações em outros componentes do Selo Mecânico.
O eixo deve girar livre sem vibrações e sem jogo axial.
Luvas (Bucha Protetora do Eixo) devem estar concêntricas com o Eixo.
A vedação secundária, normalmente Anel "O" ou Junta Plana, deverá ser instalada entre a Luva e o Eixo, uma só vedação secundária será suficiente.
Recomendações :
Para Selo Mecânico de Mola Cônica, que são dependentes do sentido de rotação do eixo rotativo: Eixo com sentido de rotação à direita, exige uma mola com enrolamento à direita e vice-versa (vistos a partir do lado de acionamento). Monte a mola cônica no eixo, pressionando-a axialmente e girando-a no seu sentido de enrolamento.
Se você possui Selo Mecânico com Fole de Borracha Tipo 21, MG1, MG2, MG11, MG12, MG13, Tipo 1, 2, 6, segue algumas dicas importantes: Para facilitar a montagem do Fole de Borracha, Elastômero, lubrifique o eixo com água limpa, ou mistura de água com detergente líquido, pressionando o Fole / Sanfona de Borracha até a sua correta posição. Não utilizar graxa ou óleo para a montagem. Somente exerça pressão sobre os anéis de apoio.
Selos Mecânicos Multimolas ou com Mola Prato, Ondulada, Onda ou Wave: São Selos Independentes do sentido de rotação do Eixo, basta apertar os parafusos de fixação no eixo, na medida, altura de trabalho do Selo Mecânico.
Operação :
Um Selo Mecânico corretamente instalado, que trabalha dentro das condições operacionais de projeto e especificação, fica livre de manutenção, ocorrendo somente o desgaste normal devido ao uso. Para a eliminação de calor e para evitar depósitos, deve-se prever, na aplicação de selos mecânicos simples, uma ligação entre a descarga e a câmara de selagem com tubulação de tamanho nominal de 1/4".
Antes de iniciar a operação do Selo Mecânico, certifique-se que a câmara de selagem esteja totalmente escorvada.
ULTRASEAL SELOS MECÂNICOS e GRAFITES, Alta Tecnologia e Confiabilidade ao seu Alcance!